segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CURA PRANICA



Abstract Composition Imagens De Stock
A Cura Prânica é uma das primeiras formas de terapia aplicadas conscientemente pelo Homem, havendo registros que remontam a milhares de anos em textos sagrados indianos.
Tem como objetivo estabelecer o equilíbrio da vitalidade do organismo, detectando e corrigindo desarmonias na sua circulação: deficiências, excessos ou bloqueios. Os seus pressupostos teóricos fornecem a base fundamental para práticas terapêuticas como a massagem, acupunctura, helioterapia (banhos de sol), cristaloterapia e musicoterapia entre outras, e as modernas técnicas de electroacupunctura, cromoacumpunctura, terapia por lazer e ultra-sons por exemplo.
Significado
Prana é uma palavra de origem indiana que quer dizer Energia Absoluta ou Universal, e seu utilizadores afirmam que este elemento é indispensável a todas as formas de vida.
Segundo as escrituras hindus, a Criação (Universo) é composta por matéria, energia e mente. O Prana corresponderia ao conjunto de todas as energias existentes, manifestadas ou não.
O conceito de Prana possui diferentes nomes em diferentes culturas, podendo ser encontrado similaridades com a Energia Vital, Energia da Vida, BioenergiaChi (para os chineses), Ki(para os japoneses), etc.
A literatura sagrada hindu afirma que o corpo físico humano é percorrido por energias através de canais sutis, sendo essas energias naturalmente absorvidas pelo corpo através dos alimentos e água que se ingere, do ar através da respiração e do ambiente. O Sol seria a grande fonte física dessas energias, sem o qual não haveria Vida. As plantas (origem dos principais alimentos humanos) transformam energia do Sol em matéria através da fotossíntese.
Sendo o sol a maior fonte de prana vital, a cura prânica relaciona-se então com a helioterapia, também praticada desde a antiguidade e hoje estendida para outras práticas, como para a cura das doenças infecciosas das vias respiratórias, resfriados, gripes, sinusites, otites, bronquites, etc., veja no site "engolindo o sol".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!! namastê!