A obsessão é um dos maiores escolhos
da mediunidade; também um dos mais freqüentes.
Assim nunca seriam demasiados
Assim nunca seriam demasiados
os cuidados em combatê-la porque,
além dos inconvenientes pessoais
que disso podem resultar, é um obstáculo absoluto
à bondade e à veracidade das comunicações.
Em qualquer grau que se a considere,
à bondade e à veracidade das comunicações.
Em qualquer grau que se a considere,
desde que a obsessão é resultado
de um constrangimento, este jamais
poderia ser exercido por um bom
Espírito. Disso resulta que toda
comunicação dada por um médium
obsidiado é suspeita e não merece confiança. Se,
por vezes, nelas se encontra algo de bom,
deve-se tomá-lo e rejeitar tudo quanto
seja simplesmente duvidoso.
A obsessão é reconhecida
deve-se tomá-lo e rejeitar tudo quanto
seja simplesmente duvidoso.
A obsessão é reconhecida
pelos seguintes caracteres:
1º - Persistência de um Espírito
1º - Persistência de um Espírito
em se comunicar, bom grado,
mau grado, pela escrita, pela
clariaudiência, pela tiptologia, etc., obstando
a manifestação de qualquer outro;
2º - Ilusão que, não obstante a
a manifestação de qualquer outro;
2º - Ilusão que, não obstante a
inteligência do médium, o
impede de reconhecer a falsidade
e o ridículo das comunicações que recebe;
3º - Crença na infalibilidade e na identidade
absoluta dos Espíritos que se comunicam e que,
sob nomes respeitáveis e venerados,
dizem coisas falsas e absurdas;
4º - Confiança do médium nos
e o ridículo das comunicações que recebe;
3º - Crença na infalibilidade e na identidade
absoluta dos Espíritos que se comunicam e que,
sob nomes respeitáveis e venerados,
dizem coisas falsas e absurdas;
4º - Confiança do médium nos
elogios que lhe fazem os Espíritos
manifestados por seu intermédio;
5º - Disposição de afastar-se das pessoas que
lhe podem dar avisos úteis;
6º - Intolerância para a critica feita
às comunicações que recebe;
7º - Necessidade incessante
5º - Disposição de afastar-se das pessoas que
lhe podem dar avisos úteis;
6º - Intolerância para a critica feita
às comunicações que recebe;
7º - Necessidade incessante
e inoportuna de escrever;
8º - Constrangimento físico qualquer,
8º - Constrangimento físico qualquer,
dominando a vontade e forçando
a agir ou a falar mau grado seu;
9º - Ruídos e desordens constantes ao seu redor,
dos quais se é causa ou objeto.
9º - Ruídos e desordens constantes ao seu redor,
dos quais se é causa ou objeto.
Allan Kardec
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